AMBIENTAR na Guiné-Bissau

    AMBIENTAR na Guiné-Bissau

    A AMBIENTAR realizou, no início deste ano, uma ação de capacitação dos técnicos da Autoridade de Avaliação Ambiental Competente (AAAC) da Guiné-Bissau. A referida ação, que decorreu entre janeiro e fevereiro, enquadrou-se no projeto de “Reforço da Capacidade Técnica da CAIA em Matéria de Política de Proteção Ambiental e Social”, financiado pelo Banco Mundial.

    A ação de capacitação incluiu três módulos: (1) Avaliação Ambiental Estratégica, (2) Auditorias Ambientais e (3) Manipulação de Equipamentos de Monitorização Ambiental. Para além de técnicos da AAAC, assistiram à ação de capacitação técnicos de outras instituições com interesses na área do Ambiente. A ação decorreu nas instalações do Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas, em Bissau, tendo sido realizadas visitas ao Instituto de Meteorologia e ao Laboratório de Águas do Ministério das Águas e Saneamento Básico, bem como vários exercícios práticos para melhor apreensão das matérias dadas.

    Tratou-se do primeiro projeto da AMBIENTAR na Guiné-Bissau e, face ao sucesso alcançado, prevê-se o envolvimento da empresa noutros projetos semelhantes que virão a ocorrer neste país.